Aprender a Surfar

Não existe idade para se aprender a surfar, além disso é um esporte seguro, prazeroso e que ensina valores inestimáveis.

Mas antes de contar os benefícios de se aprender a surfar precisamos fazer um alerta: o surf não é um esporte que você aprenderá durante poucos meses de um verão.

Surfar exige uma série de fatores e dificilmente nas suas primeiras aulas você terá todos eles, logo terá que conquistar, terá que evoluir.

Evolução é a palavra chave, o surf e a sua evolução serão individuais, mas com amigos fica mais rápido. Como na vida…

Aprender a Surfar

Benefícios de Aprender a Surfar

Saúde: físicamente o surf exigirá bastante de você.

De início você sentirá os braços e ombros por conta da remada, uma sugestão é tirar uma foto das suas costas hoje e outra daqui a 6 meses de surf, muda bastante.

A remada será o seu cárdio no surf, seja para passar a arrebentação, ou se reposicionar no outside.

Nas manobras o trabalho do core, especialmente quadril vai dar uma boa moldada no corpo.

Fixação de vitamina D também não será um problema, seus finais de semana na praia se tornarão constantes e a presença sob o sol também. isso faz muito bem.

O contato com o mar também tem seus benefícios específicos, em um artigo publicado no jornal neo-zelandês New Zealand Herald, pelo médico Sérgio Alvarez, da Universidade de Newcastle, o médico trata do fato da água do mar conter uma quantidade maior de minerais, como sódio, magnésio, cloreto e cálcio, o que faz com que ela se torne um excelente remédio no combate a doenças de pele, pois esses elementos facilitam na hidratação do tecido.

Além disso, o mar também pode ajudar as pessoas que sofrem com problemas respiratórios, como rinites alérgicas ou sinusites. É importante, no entanto, escolher uma praia em que a água do mar seja limpa e própria para o nado (sugestão: Praia do Tombo no Guarujá-SP).

aprender a surfar

Quem pode aprender a surfar?

Qualquer pessoa de qualquer idade pode aprender, mas vamos a alguns alertas:

É preciso saber nadar para aprender a surfar.

Nas primeiras aulas você estará no raso e não haverá nenhum risco, mas a médio prazo, o surf acontece muitas vezes no outside, no fundo, logo nadar é fundamental.

Como Aprender a Surfar

A primeira questão é: entre aprender sozinho ou pegar aulas.

No início o melhor conselho é pegue algumas aulas de surf, especialmente por conta do equipamento.

Uma escola vai ter lycra, pranchão e tudo o que você precisar para descobrir se você realmente quer surfar.

Quando você passar do pranchão de espuma para uma fun board, daí é hora de começar a entrar sozinho na água.

Mas outro aviso importante: sua evolução é muito mais rápida com um professor, mesmo se você já estiver começando a manobrar.

Um aluno em fase de manobras, com um coach de surf filmando e analisando sua evolução, evolui de forma mais apropriada e bate menos cabeça para aprender.

Como escolher uma escola ou professor de surf?

  1. Você deve prezar pela organização e segurança, verifique se o professor é experiente no mar e no surf;
  2. Pergunte quantos alunos terão aula com você, caso você tenha medo ou dificuldade no mar, peça para ter um horário só seu;
  3. Antes de entrar na água peça para o professor te contar o plano de aula dele, onde vão pegar onda, onde entrar e como sair.

Você é o maior responsável pela sua evolução, portanto cobre o professor para te informar como você se saiu e quais pontos deve melhorar.

Perguntas assim te ajudam a saber se está no caminho certo!

Conte com a LivreSurf

A LivreSurf lista os melhores professores de surf do litoral paulista, apenas atletas e escolas que prezem pela segurança e evolução.

A LivreSurf monitora a satisfação das aulas e questiona aluno e professor sobre a evolução das aulas, para garantir que a evolução continue de forma séria.

  • Conheça os tipos de Aula Livresurf
  • Veja os professores cadastrados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar