+CampeonatosCampeonato MundialCampeonatosNotíciasNotícias do TourSurfistas

Italo Ferreira representa o Brasil no WSL Countdown em Portugal

Jadson André foi eliminado hoje da disputa

O brasileiro atual campeão mundial de surf Italo Ferreira é nosso único representante da disputa do MEO Portugal Cup of Surfing

Atual campeão mundial de surf

Italo Ferreira representa o Brasil no WSL Countdown em Portugal

O atual campeão mundial de surf Italo Ferreira mandou muito bem em sua bateria ontem e avançou direto para as quartas de final. Saiba Mais

Hoje o nosso brasileiro Jadson André se apresentou na primeira bateria e não conseguiu aproveitar a segunda chance de classificação para as quartas de final, terminando a disputa em nono lugar no MEO Portugal Cup of Surfing, mas fez um grande duelo com o português Vasco Ribeiro na tarde desta quarta-feira (30) em Ericeira.

Jadson André

A derrota foi por menos de um ponto e na sequência foi definido o adversário do campeão mundial Ítalo Ferreira, que vai disputar a segunda vaga para as semifinais com o italiano Leonardo Fioravanti.

As quartas de final femininas também foram formadas nas ondas de 3-4 pés em Ribeira D´Ilhas. Esta segunda e última etapa do WSL Countdown na Europa, tem prazo até sexta-feira e a primeira chamada desta quinta-feira (1/10) será as 7h30 em Portugal, 3h30 da madrugada no fuso de Brasília.

Prancha de Equilíbrio

As meninas competiram pela manhã, com as baterias começando às 10 horas, em Ericeira. Depois, a comissão técnica do MEO Portugal Cup of Surfing decidiu marcar a segunda fase masculina para às 16 horas, porque a maré já estava muito cheia e com poucas ondas boas.

A primeiro bateria dos homens a entrar no mar foi a do nosso brasileiro Jadson André que abriu a bateria com nota 3,67 e Vasco com 4,17.

O brasileiro logo pegou sua segunda onda no pointbreak de direitas de Ribeira D´Ilhas e ela abriu uma parede mais longa para fazer cinco manobras, com cada uma valendo um ponto.

Jadson assumiu a dianteira com nota 5,00 e depois veio uma grande calmaria, com a próxima série de ondas só entrando aos 17 minutos. Vasco mostrou a potência do seu frontside para receber 6,50, só que o potiguar deu o troco com cinco manobras potentes de backside que arrancaram nota 7,00 para se manter na frente.

O duelo prosseguiu eletrizante e o português achou uma onda muito boa cinco minutos depois, aproveitando a chance para variar grandes arcos com fortes batidas e rasgadas jogando água para cima.

Parafina Fuwax

Jadson pega a onda de trás e surfa bem também, com uma série de duas manobras verticais e fica o suspense pelas notas. Os juízes deram 8,07 para a do Vasco Ribeiro e 6,87 para a do brasileiro.

Jadson durante a bateria:

Depois, como não entrou mais ondas boas, o português festejou a classificação por 0,70 de diferença, no placar encerrado em 14,57 a 13,87 pontos.

Disse Vasco Ribeiro:

“Claro que sempre vai ser difícil surfar contra o Jadson (André), pois ele é de longe um dos melhores surfistas do mundo.

“Em um mar assim, você tem que se concentrar em si mesmo, para tentar pegar as melhores ondas e elas não estão fáceis de encontrar nesta maré.

Acho que amanhã (quinta-feira) vai estar bem melhor e Ribeira (D´Ilhas) certamente é um lugar especial para mim, foi aqui quec onquistei o título mundial ProJunior em 2014, derrotando Ítalo Ferreira na final. Estou ansioso pelo último dia”.

Após essa bateria emocionante, foi definido o adversário do campeão mundial de surf Ítalo Ferreira na segunda quarta de final. O italiano Leonardo Fioravanti começou bem e dominou todo o confronto com o português Henrique Pyrrait.

Ele foi aumentando a vantagem a cada onda e somou as notas das duas últimas, 5,87 e 6,63, para vencer por 12,50 a 10,93 pontos.

Quartas de final – Se passar pelo italiano, Ítalo disputará a primeira vaga na grande final do MEO Portugal Cup of Surfing com o vencedor do duelo entre o português Vasco Ribeiro e o marroquino Ramzi Boukhiam. Na chave de baixo, o japonês Kanoa Igarashi enfrenta o francês Maxime Huscenot na terceira quarta de final. Depois, o português Frederico Morais disputa a última vaga para as semifinais com o espanhol Aritz Aranburu.

As quartas de final femininas também foram definidas nesta quarta-feira, pela manhã em Ribeira D´Ilhas. As portuguesas se recuperaram bem, ganhando três das quatro baterias da segunda fase. A primeira vaga nas semifinais será disputada por Camilla Cardoso e a israelense Anat Lelior. A líder da Euro Cup of Surfing, a francesa Johanne Defay, está na segunda quarta de final com Carolina Mendes. Na terceira, há outra francesa, Pauline Ado, contra uma portuguesa, Yolanda Hopkins. E na última, Teresa Bonvalot enfrenta a espanhola Nadia Erostarbe.

Próxima chamada – A primeira chamada para as quartas de final do MEO Portugal Cup of Surfing foi marcada para às 7h30, desta quinta-feira em Portugal, 3h30 da madrugada no fuso horário de Brasília. O evento é totalmente móvel e poderá ser realizado em qualquer praia da costa portuguesa, até em Supertubos, Peniche, onde acontece a etapa do World Surf League Championship Tour, que o brasileiro Ítalo Ferreira ganhou nos dois últimos anos.

QUARTAS DE FINAL DO MEO PORTUGAL CUP OF SURFING:

1.a: Ramzi Boukhiam (MAR) x Vasco Ribeiro (PRT)

2.a: Italo Ferreira (BRA) x Leonardo Fioravanti (ITA)

3.a: Maxime Huscenot (FRA) x Kanoa Igarashi (JPN)

4.a: Aritz Aranburu (ESP) x Frederico Morais (PRT)

QUARTAS DE FINAL FEMININAS:

1.a: Anat Lelior (ISR) x Camilla Cardoso (PRT)

2.a: Johanne Defay (FRA) x Carolina Mendes (PRT)

3.a: Pauline Ado (FRA) x Yolanda Hopkins (PRT)

4.a: Teresa Bonvalot (PRT) x Nadia Erostarbe (ESP)

RESULTADOS DA QUARTA-FEIRA EM RIBEIRA D´ILHAS:

SEGUNDA FASE – Vitória=Quartas de Final / Derrota=9.o lugar:

1.a: Vasco Ribeiro (PRT) 14.57 x 13.87 Jadson André (BRA)

2.a: Leonardo Fioravanti (ITA) 12.50 x 10.93 Henrique Pyrrait (PRT)

3.a: Kanoa Igarashi (JPN) 14.00 x 11.50 Gatien Delahaye (FRA)

4.a: Frederico Morais (PRT) 11.67 x 7.43 Afonso Antunes (PRT)

SEGUNDA FASE – Vitória=Quartas de Final / Derrota=9.o lugar:

1.a: Camilla Cardoso (PRT) 7.13 x 6.70 Rachel Presti (ALE)

2.a: Carolina Mendes (PRT) 12.50 x 11.77 Ariane Ochoa (ESP)

3.a: Yolanda Hopkins (PRT) 11.77 x 11.37 Francisca Veselko (PRT)

4.a: Nadia Erostarbe (ESP) 13.10 x 12.07 Mafalda Lopes (PRT)

#estamosnatorcida

Etiquetas
Mostrar mais

Eduardo Barrionuevo

Eduardo Barrionuevo é surfista profissional e compete atualmente as etapas do CBSurf. Nascido em Iguape, atualmente ele treina no Guarujá e é um atleta do time da Gangster, entre outros patrocínios. Barrionuevo possui conhecimento profundo do mundo do surf dando uma visão crítica e especializada as notícias do portal . Edu é atleta patrocinado da Gangster, e recebe apoios da Águas Claras Sr. Altino, Botton Fins , D+Sports , Ótica Di Fiori, TH Surfboards e LivreSurf. Contato: eduardo@livresurf.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar