+CampeonatosCampeonatosNotíciasNotícias do TourSurfistas

Cbsurf marca eleição próximo a virada de ano.

Eleição para esta quarta feira dia 30 de dezembro

Confederação brasileira de surf marca eleição para esta quarta feira dia 30, mas 6 chapas tentam cancelar a eleição para presidente e vice.

Italo Ferreira surfista brasileiro.

Cbsurf marca eleição próximo a virada de ano.

Segundo fontes seguras está marcado para esta quarta-feira, dia 30, a eleição para presidente e vice da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).

De acordo com a divulgação da própria entidade, o pleito tem três chapas que concorrem aos cargos pelo ciclo de 2021 a 2024. São elas: Rumo às Olimpíadas, com Adalvo Nogueira Argolo (atual presidente) e Reiginaldo Ferreira; a Nação Surfe Brasil, com Ricardo Baerlin dos Santos Lima (Bocão) e Paulo Moura; e a Projeto Surfa Brasil, com Jocélio de Jesus (Jojó de Olivença) e Brigitte Mayer.

A eleição será realizada de forma virtual, por uma plataforma implementada pela CBSurf no segundo semestre deste ano. E o resultado da votação será divulgado no site da entidade no mesmo dia, de acordo com o anúncio da entidade.

Gabriel Medina- surfista brasileiro

Estão aptas a votar as federações de surfe de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Também estão convocados a votar os oito membros da Comissão de Atletas: Bruno Galini, Nathalie Martins, Suelen Naraísa e Wiggolly Dantas (surfe), Carlos Bahia (longboard), Luiz Phelipe Nobre (para surfing), Ivan Tadeu dos Santos (stand up paddle) e Eder Luciano (bodyboarding).

Prancha de Equilíbrio

A chapa Nação Surfe Brasil e seis federações estaduais (Pernambuco, Espírito Santo, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Ceará) moveram uma ação na 5ª Vara Cível de Salvador para barrar a eleição, e a decisão do juiz foi a favor das federações.

A CBSurf interpôs recurso. Então, o desembargador Emílio Salomão Resedá proferiu decisão suspendendo dois itens (publicação de novo edital e necessidade mínima de apoio para se candidatar) da decisão do juiz da 5ª Vara Cível de Salvador, ratificando integralmente os demais termos da decisão.

A ordem judicial mais importante, segundo a oposição: realizar novo pleito para a eleição de novos membros da Comissão de Atletas.

Esse imbróglio judicial já levou a duas atitudes práticas. A chapa de oposição Nação Surfe Brasil não vai participar da eleição desta quarta, pois a considera irregular.

E as seis federações que entraram com a ação não irão votar, pelo mesmo motivo. O que eles pedem é que a ordem judicial para não ter a eleição, pedindo para ter nova convocação, seja cumprida.

Parafina Fuwax
Fabio Gouveia e Teco Padaratz Ambos Surfista brasileiro

Disse Teco Padaratz, ex-surfista bicampeão mundial do WQS e atualmente porta-voz, diretor da marketing e comercial da chapa Nação Surfe Brasil:

Após 30 anos de envolvimento com o surfe, dos dois lados, como atleta e como dirigente, é lamentável ter que passar por essa situação, como estamos passando nessa virada de ano.

A Nação Surfe Brasil é uma chapa formada por atletas não só com vitórias dentro d’água mas fora dela também.

Nós só acreditamos numa eleição justa, transparente e de acordo com o estatuto, por isso não participaremos da eleição que está sendo convocada pelo presidente Adalvo Argolo para amanhã (quarta), dia 30.

O presidente da CBSurf pediu para a reportagem encaminhar os questionamentos para a assessoria de imprensa da entidade, que respondeu em nota e também encaminhou a ata da reunião da Comissão Eleitoral.

Na ata da reunião realizada dia 22 de dezembro, a comissão diz que analisou o parecer jurídico e documentos encaminhados pelos advogados que entraram com a ação para barrar a eleição.

Eles concluíram que “todas as pendências apontadas pelas decisões judiciais que suspenderam o pleito foram sanadas”.

A oposição insiste que há diversas irregularidades na atual gestão da CBSurf e que um grupo de mais de 300 surfistas se organizou para fazer reclamações. As críticas vão desde a prestação de contas da entidade até a eleição da Comissão de Atletas, que teria sido feita de forma irregular, sem a representatividade dos mais de 600 atletas filiados à confederação.

Há também denúncias em relação à sede da CBSurf, que pelo endereço apresentado no site da entidade fica numa sala comercial que atualmente é de outra empresa.

Já no site do Comitê Olímpico do Brasil (COB), outro endereço é apresentado como sendo da sede da CBSurf, mas este também não é ocupado pela entidade.

Italo Ferreira e Gabriel Medina ambos Surfista brasileiro

Mostrar mais

Rodrigo Morais

Especialista no mercado de tecnologia com 17 anos de experiência, focado em segurança da informação. Surfista amador frequentador das praias da vibrante ilha de Guarujá. Fotógrafo especializado na captação de esportes, especialmente o surf. Contato: rodrigo@livresurf.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo