Confederação brasileira de surf marca eleição para esta quarta feira dia 30, mas 6 chapas tentam cancelar a eleição para presidente e vice.

Cbsurf marca eleição próximo a virada de ano.
Segundo fontes seguras está marcado para esta quarta-feira, dia 30, a eleição para presidente e vice da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).
De acordo com a divulgação da própria entidade, o pleito tem três chapas que concorrem aos cargos pelo ciclo de 2021 a 2024. São elas: Rumo às Olimpíadas, com Adalvo Nogueira Argolo (atual presidente) e Reiginaldo Ferreira; a Nação Surfe Brasil, com Ricardo Baerlin dos Santos Lima (Bocão) e Paulo Moura; e a Projeto Surfa Brasil, com Jocélio de Jesus (Jojó de Olivença) e Brigitte Mayer.
A eleição será realizada de forma virtual, por uma plataforma implementada pela CBSurf no segundo semestre deste ano. E o resultado da votação será divulgado no site da entidade no mesmo dia, de acordo com o anúncio da entidade.

Estão aptas a votar as federações de surfe de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Também estão convocados a votar os oito membros da Comissão de Atletas: Bruno Galini, Nathalie Martins, Suelen Naraísa e Wiggolly Dantas (surfe), Carlos Bahia (longboard), Luiz Phelipe Nobre (para surfing), Ivan Tadeu dos Santos (stand up paddle) e Eder Luciano (bodyboarding).
A chapa Nação Surfe Brasil e seis federações estaduais (Pernambuco, Espírito Santo, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Ceará) moveram uma ação na 5ª Vara Cível de Salvador para barrar a eleição, e a decisão do juiz foi a favor das federações.
A CBSurf interpôs recurso. Então, o desembargador Emílio Salomão Resedá proferiu decisão suspendendo dois itens (publicação de novo edital e necessidade mínima de apoio para se candidatar) da decisão do juiz da 5ª Vara Cível de Salvador, ratificando integralmente os demais termos da decisão.
A ordem judicial mais importante, segundo a oposição: realizar novo pleito para a eleição de novos membros da Comissão de Atletas.
Esse imbróglio judicial já levou a duas atitudes práticas. A chapa de oposição Nação Surfe Brasil não vai participar da eleição desta quarta, pois a considera irregular.
E as seis federações que entraram com a ação não irão votar, pelo mesmo motivo. O que eles pedem é que a ordem judicial para não ter a eleição, pedindo para ter nova convocação, seja cumprida.

Disse Teco Padaratz, ex-surfista bicampeão mundial do WQS e atualmente porta-voz, diretor da marketing e comercial da chapa Nação Surfe Brasil:
Após 30 anos de envolvimento com o surfe, dos dois lados, como atleta e como dirigente, é lamentável ter que passar por essa situação, como estamos passando nessa virada de ano.
A Nação Surfe Brasil é uma chapa formada por atletas não só com vitórias dentro d’água mas fora dela também.
Nós só acreditamos numa eleição justa, transparente e de acordo com o estatuto, por isso não participaremos da eleição que está sendo convocada pelo presidente Adalvo Argolo para amanhã (quarta), dia 30.
O presidente da CBSurf pediu para a reportagem encaminhar os questionamentos para a assessoria de imprensa da entidade, que respondeu em nota e também encaminhou a ata da reunião da Comissão Eleitoral.
Na ata da reunião realizada dia 22 de dezembro, a comissão diz que analisou o parecer jurídico e documentos encaminhados pelos advogados que entraram com a ação para barrar a eleição.
Eles concluíram que “todas as pendências apontadas pelas decisões judiciais que suspenderam o pleito foram sanadas”.
A oposição insiste que há diversas irregularidades na atual gestão da CBSurf e que um grupo de mais de 300 surfistas se organizou para fazer reclamações. As críticas vão desde a prestação de contas da entidade até a eleição da Comissão de Atletas, que teria sido feita de forma irregular, sem a representatividade dos mais de 600 atletas filiados à confederação.
Há também denúncias em relação à sede da CBSurf, que pelo endereço apresentado no site da entidade fica numa sala comercial que atualmente é de outra empresa.
Já no site do Comitê Olímpico do Brasil (COB), outro endereço é apresentado como sendo da sede da CBSurf, mas este também não é ocupado pela entidade.
